terça-feira, 25 de junho de 2013

Sobre O Momento

 Bom, estava receosa em relação a escrever sobre os manifestos e a política no momento, por vários motivos... Vamos lá:
 Já mudei de opinião 30 vezes nessas semanas de manifestações, cada pessoa com que conversei tem uma opinião a respeito, algumas bem diferentes das outras, outras certas, outras erradas e outras. Me reuni com gente de esquerda, direita, apartidária, anti-partidária e outros.
 Não foi dessa vez que encontrei uma posição política, um partido para confiar, e olha, em um desses dias com o furacão de opiniões acreditei que havia encontrado. Mas as vezes você pode não perceber que está "indo com os outros".
 Na verdade, nessas manifestações já não importa sua posição política, todos querem as mesmas coisas, seus direitos. Direito à educação, direito à saúde, direito à transporte, direito à segurança e muitos outros... São contra projetos estúpidos e sem cabimento.
 Algumas pessoas protestam de maneira pacífica, outras já nem tanto, agem de maneira violenta, já não sabem lidar mais com a violência que os políticos cometem com a sociedade. Só que obviamente que o Manuel da padaria e a Neida da banca de revistas não são responsáveis pela maneira que Renan Calheiros, por exemplo, age. Será Seu Manuel e a Dona Neida que pagará. E não, os ladrões infiltrados em protestos não são manifestantes.
 Conversei com pessoas que dizem achar "inútil" essas manifestações, apenas transtornos, já ouvi me falarem que deveria voltar a Ditadura Militar. Foram muitos absurdos, mas também ouvi pessoas falarem coisas ótimas e inspiradoras, principalmente porque não são só os jovens nessa luta, são adultos e idosos também. Todos resolveram se movimentar, acabar com o absurdo que vivemos, "é tão fácil ir adiante e se esquecer que a coisa toda tá errada"*, finalmente não foi isso que o Brasil fez.
 Agora chegarei no ponto mais polêmico: A polícia. O trabalho da polícia é proteger os cidadães de qualquer transtorno. Mas e ai, houve abuso policial? Na minha visão, sim. Não se deve jogar bombas em gente inocente, atirar balas de borracha em quem está protestando civilizadamente, sem cometer depredações e agressões. Esse não é o papel da polícia. Fora o fato da super-proteção nas empresas de comunicação. 
 Sobre a informação passada na televisão: "Eu presto atenção no que eles dizem mas eles não dizem nada."*, são sempre os mesmos comentários, qualquer dia de manifestação, é sempre a mesma manipulação. Por favor não se informe somente pela televisão, expanda seus horizontes, está tudo ai na rede, a história pura. 
 Não consegui comparecer as manifestações, por livre e espontânea ordem dos meus pais. Mas estava lá em espírito, acompanhei todas pela internet, e pelas imagens da TvCom. 
 Sem mais demandas, termino por aqui. Deixem suas opiniões a respeito, adoraria. 
 *= as frases citadas são da música "Toda Forma de Poder" do Engenheiros do Hawaii.

2 comentários:

  1. Maravilha de texto. Idéias corretas e em busca da verdade. É de jovens assim que nosso país precisa para começar a dar certo. Atentos sempre! Parabéns julia!

    ResponderExcluir